Imaginem como seria se todos os jovens gostassem de ler!

O convite foi dirigido na sessão de apresentação do aLeR+, em 2008, a uma assistência composta maioritariamente por trinta e três Escolas, escolhidas para lançar o projeto. Nós estivemos lá. 

Promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, a iniciativa resultou da parceria com o National Reading Trust, do Reino Unido, contando com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Conferencistas nacionais e estrangeiros mencionaram então o que os mais diversos estudos têm confirmado, e que a nossa observação deixava suspeitar: a estreita associação entre o gosto pela leitura e o sucesso escolar, a importância do envolvimento de toda a escola e de todos os elementos da comunidade escolar, na promoção do prazer de ler, o papel determinante desempenhado pelas famílias, na aquisição e sedimentação dos hábitos de leitura.

 

Algumas linhas orientadoras do aLeR+ 

· Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos.

· Envolver na promoção da leitura toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais, bibliotecários, animadores, autarcas, etc.

· Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa.

· Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar.

 Graças ao novo enquadramento assegurado por este projeto, desenvolvemos um conjunto de atividades muito diversas, e muitas outras irão acontecer, graças à estreita colaboração entre as equipas coordenadoras do projeto aLeR+, da Biblioteca, da direção da ESPJAL e de um grupo crescente de professores, alunos, funcionários e encarregados de educação.

 

As equipas da Biblioteca e aLeR+

 

 Adélia Simas, Ana Páscoa, Elisa Costa Pinto, José António Pacheco, Luísa Fragoso, Margarida Santos, Maria Machado, Maria João Cortegaça, Paula Fonseca

 

Atividades desenvolvidas

2014-2015

2013-2014

2012-2013

2011-2012

2010-2011

2009-2010

2008-2009