Actividades desenvolvidas anteriormente:

Princípios Orientadores do Projecto

Rede de Bibliotecas Escolares

aLer+

Actividades - 2009-2010

Visitar também A PÁGINAS TANTAS

 
 
CONCURSO LITERÁRIO aLer+

"O Dia dos Prodígios"

No final do ano, foram entregues os prémios do Concurso Literário. Parabéns aos vencedores!
 

Ensino Básico


ler texto vencedor

1º Prémio - Inês Rodrigues, 7º A


2º Prémio -
Carolina Merca, 7º A


3º Prémio -
Nuno Galhofo, 7º A

 
Ensino Secundário

ler texto vencedor

1º Prémio - João de Almeida d'Eça, 11º F


2º Prémio -
Ana Filipa Barata, 12º C


3º Prémio -
Sofia Vieira, 11º B

 

   
GRANDE EXPOSIÇÃO aLer+

ver + (Álbum de fotos)

 

Entre 19 e 29 de Abril – para englobar o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 - o Polivalente recebeu a  Grande Exposição aLer+, apresentação plástica de centenas de textos de apreciação crítica, realizados pelos alunos do Básico e do Secundário, na disciplina de Português.

Percorrida vezes sem conta por visitantes encantados com imagens múltiplas e de inesperada beleza, que eles próprios, fazendo diferentes caminhos, ajudavam a compor, na exposição agitavam-se páginas e páginas, brancas em  reflexos de variadas leituras e inúmeros cambiantes da luz primaveril, aqui e ali pinceladas pelo belo azul que já todos associamos ao lugar dos livros. Um caleidoscópio singular e irrepetível, que as fotografias só palidamente conseguem ilustrar.

A concepção e coordenação estiveram a cargo da professora Maria João Cortegaça.

    
     
POEMAS + IMAGENS

ver + (Álbum de fotos)

Os alunos do 8ºE, coordenados pela professora Maria João Cortegaça, em Educação Visual, em colaboração com o professor Francisco Morais, em TIC, gravaram em DVD a leitura de poemas, criando para cada um a ilustração que figura na respectiva capa. Um outro DVD, simpaticamente oferecido à Biblioteca, reúne todas as leituras e imagens. Contacto com o livro e com a Biblioteca, escolha pessoal, leitura expressiva, criação plástica, iniciação na realização audiovisual, contributo individual para um projecto colectivo – diversos caminhos convergiram para esta actividade, tão original e tão bem sucedida.

As ilustrações estão expostas na vitrina junto à Papelaria, até ao final do ano.

   
SERÃO ROMÂNTICO

ver + (Álbum de fotos)

 

VER CONVITE

No dia 14 de Abril teve lugar, no Palácio dos Aciprestes, um Serão Romântico, em homenagem a Alexandre Herculano, Chopin e Shumann, cujo bicentenário do nascimento se comemora este ano.

Um repertório de música do Romantismo foi interpretado pelos pianistas João Rio, Sofia Vieira e Manuela Fonseca e pela violinista Anabela Borges. Um grupo de alunos, dirigidos pela professora Paula Fonseca, disse poemas de Victor Hugo, Keats, Goethe, Emmerson, Castro Alves, Almeida Garrett e Alexandre Herculano.

A perfeição das execuções musicais, o tom sóbrio mas encantatório das vozes poéticas, o elegante desenho da escadaria, a lareira acolhedora, as amplas aberturas para o verde do jardim, a chuva de fim de tarde na luz coada das estáruas, tudo foi convocado para a magia de um momento inesquecível.

   
EXPOSIÇÃO de CRISTINA ATAÍDE

ver + (Álbum de fotos)

 

VER CONVITE

Integrada nas comemorações do 30.º aniversário da ESPJAL, esteve patente, no polivalente, uma exposição de CRISTINA ATAÍDE, prestigiada artista plástica que foi professora na nossa escola. A inauguração teve lugar no dia 13 de Abril e foi sobretudo um passeio de amigos pela obra da artista que, numa muito viva e informal visita guiada, nos deu a conhecer a génese de algumas peças, a história de outras, o significado simbólico ou o processo criativo de outras ainda.

Retivemos as palavras de um texto seu que transcrevemos:

Tudo tem a ver com o VER. Ver com atenção. Deixar-se seduzir com o que nos rodeia. Testar os limites da nossa percepção. Como podemos entrar dentro das coisas, através da visão? Transportarmo-nos para o interior delas? Contaminarmo-nos por elas... tornarmo-nos nelas próprias?

     
EXPOSIÇÃO PARAR PARA LER

ver + (Álbum de fotos)

 

 

   

CONCURSO LITERÁRIO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

(Clicar para ler os Regulamentos)

 

Está aberta a 25.ª edição do Concurso Literário da Escola, promovido pela Biblioteca e pelo projecto aLer+, este ano no âmbito das comemorações do trigésimo aniversário da Escola.

Exactamente por esta circunstância, homenageamos a escritora Lídia Jorge, escolhendo para tema desta edição o título do seu primeiro livro – O Dia dos Prodígios - que comemora, também este ano, 30 anos de publicação.

Está igualmente aberto o Concurso de Fotografia, este ano subordinado ao tema “Livros e Outras Coisas”  

   
DA PINTURA À ESCRITA

ver + (Álbum de fotos)

Saber+ (A PÁGINAS TANTAS)

 

 

  
  • No dia 17 de Março, fomos com 12ºB ao Centro de Arte Manuel de Brito, onde vimos a exposição de Bartolomeu Cid dos Santos e fizemos uma Oficina Criativa.

  • Ponto de partida: um quadro e um verso de Fernando Pessoa.

 

 

     
2ª RODA DE LIVROS

ver + (Álbum de fotos)

No dia 9 de Março, o 10ºB fez a 2ª roda de Livros na Biblioteca. Desta vez foram apresentados 3 títulos da literatura juvenil e 3 de âmbito autobiográfico.

  • Só Resta Amor, de Agustín Fernández Paz

  • E Dizer-te uma Estupidez Qualquer, Por Exemplo, Amo-te, de Martín Casariego Córdoba  

  • Adrian Mole e as Armas de Destruição Maciça, de Sue Towsend

  • Um Leão Chamado Christian, de Anthony Bourke

  • A Criança Que Não Queria Falar, de Torey Hayden

  • A Menina Que Nunca Chorava, de Torey Hayden

(clicar para aumentar)
     
APRESENTAÇÃO DE UM LIVRO

ver + (Álbum de fotos)

Saber+ (A PÁGINAS TANTAS)

 

No dia 24 de Fevereiro, a poesia chegou, mais uma vez, à Biblioteca e, com ela, a emoção. Marta Chaves, escritora, psicóloga clínica e ex-aluna da Escola, esteve presente para apresentar o seu livro onde não estou, tu não existes, com a chancela da “Tea for one”. Foram muitos os presentes – alunos, professores, funcionários, pais, membros da comunidade – que escutaram a palavra poética de Marta, e a sua evocação da Escola que a “viu nascer”.

Lançado em Setembro, no teatro “A Barraca”, o livro está prestes a esgotar a 2.ª edição.  

(clicar para aumentar)
   
PALAVRAS COM MÚSICA

ver + (Álbum de fotos)

 

Renovando a experiência de 18 de Dezembro, integrada na comemoração do aniversário da escola, a sessão, desta vez realizada na Biblioteca,  juntou poemas de Mário Cesarinny, Pablo Neruda, Ary dos Santos, Sophia, Ramos Rosa, Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade. Música brasileira e portuguesa, em flauta, clarinete, guitarra e voz. Reuniu alunos do 10º C, 11º F, 12ºB, com o apoio dos professores João Paulo Coelho e João Pedro Secca. (clicar para aumentar)
   
RODA DE LIVROS

Saber+ (A PÁGINAS TANTAS)

ver + (Álbum de fotos)

No dia 11 de Fevereiro, o 10.ºB realizou, na Biblioteca, a 1.ª de uma série de sessões dedicadas à troca de impressões de leitura. Foi uma sessão muito participada, de conversa entusiástica e divertida sobre 7 livros da literatura universal.

  • A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

  • O Carteiro de Pablo Neruda, de Antonio Skármeta

  • Siddhartha, de Hermann Hesse

  • Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway

  • Diário de Anne Frank, de Anne Frank

  • As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley

  • As Dez Figuras Negras, de Agatha Christie

  (clicar para aumentar)
(clicar para aumentar)
   
O natal chegou à Biblioteca  
     
A Gradiva OFERECEU LIVROS À ESPJAL

ver + (Álbum de fotos)

 

 

A editora Gradiva, na sequência do contacto estabelecido pela Direcção, associou-se generosamente às comemorações do trigésimo aniversário da Escola, com a oferta de tantos livros quantos os alunos, professores e funcionários que dela fazem parte.

A distribuição iniciou-se simbolicamente no dia 18 de Dezembro, com a entrega de um exemplar aos delegados de turma, coordenadores e delegados de grupo e a um representante dos funcionários.

Ao editor, o reconhecimento  do aLer+.

   
UMA ESCOLA aLeR+

A faixa colocada no exterior, desde o dia 17 de Dezembro, dia do 30.º aniversário da Escola, continua a suscitar a curiosidade de todos os que por aqui passam.

Concebida pelas professoras de Artes, Ana Cristina Marques e Maria João Cortegaça, exibe uma fotografia colhida no dia do “Parar para Ler” e vincula a Escola, de uma forma oficial, colectiva e pública, ao projecto aLeR+.  

 Aos 30 anos, a ESLAV, agora ESPJAL, assume, com orgulho, um desígnio antigo: ser uma Escola promotora da leitura.

(clicar para aumentar)
   
DANIEL MUNDURUKU – O ESCRITOR ÍNDIO NA NOSSA ESCOLA

Saber + (A PÁGINAS TANTAS)

ver + (Álbum de fotos)

 

Tal como tínhamos anunciado, realizou-se, no dia 25 de Janeiro, às 10h30, a Conferência com o escritor brasileiro Daniel Munduruku, no âmbito da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens, promovida pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fica aqui o registo desta inesquecível sessão.

 

 
CONVITE
O Projecto aLeR+ convida os professores da Escola a assistirem à
conferência com o escritor índio brasileiro
Daniel Munduruku
que terá lugar no Anfiteatro,
no dia 25 de Janeiro, 2.ª feira, às 10h20m.
 
NOTA - Pedimos desculpa aos professores que, tendo aulas a essa hora, não poderão assistir com os seus alunos, pois não será possível receber mais turmas do que as quatro que já estão determinadas:
7.º A, 7.º Turma+ , 9.º C, 11.C.
Na necessidade de instituir um critério de escolha, decidiu-se escolher as turmas de quatro professoras de Português que participaram na I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens, realizada hoje, na Faculdade de Letras de Lisboa, e no âmbito da qual a visita deste escritor indígena (o mais importante escritor índio do Brasil) foi possível.
 
VER BLOG DO ESCRITOR:     http://danielmunduruku.blogspot.com/
 

 

 
     

Painéis disponíveis na exposição:

(clicar para abrir - em word)

   
A nova Biblioteca
 

 

 

PARAR  PARA  LER

Fotografias e Balanço da actividade (clicar para ver+)

 

MENSAGEM

Ao aceitarmos o convite para sermos uma das escolas do país a lançar o projecto aLer+, assumimos convictamente o compromisso de tornar o gosto pela leitura uma das nossas prioridades. Com esse objectivo, desenvolvemos no passado ano um conjunto de actividades muito diversas e muito participadas.

É no sentido de dar continuidade a essa dinâmica que a Direcção, o projecto aLer+ e a Biblioteca vêm propor-vos uma experiência já realizada com êxito noutras (poucas) escolas, mas ainda inédita na Secundária de Linda-a-Velha: parar para ler.

Em que moldes se concretizará?

Durante 45 minutos, entre as 10h20 e as 11h05 do dia 27 de Outubro, terça-feira, a escola INTEIRA – alunos, professores, funcionários, encarregados de educação que possam estar presentes, ex-alunos, ex-professores, das salas de aula ao polivalente, da direcção à secretaria, da biblioteca ao ginásio, pátios e refeitório - irá fazer uma pausa para a leitura, em silêncio. Cada um trará o seu livro. Únicas excepções: os repórteres de imagem, que andarão por toda a parte, a registar o acontecimento.

Tipo de colaboração que pedimos aos professores:

  • Que os coordenadores, delegados e directores de turma façam o favor de divulgar e motivar para a iniciativa os alunos, professores dos seus departamentos, grupos, turmas.

  • Que convidem os encarregados de educação que possam e queiram juntar-se-nos.

  • Que todos os professores estimulem a participação dos alunos, alguns dias antes, e os vão lembrando de trazerem um livro para lerem, nessa data.

  • Que convidem, se quiserem, personalidades de fora da escola (criadores de qualquer área, jornalistas, livreiros, ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários… a juntarem-se a nós).

  • Que os colegas que estiverem em aula nesse meio bloco façam o favor de deixar abertas as portas das salas, para se poder filmar, fotografar.

  • Que tragam todos um livro para ler (ou o requisitem na Biblioteca, com antecedência razoável).

Neste dia, durante estes quarenta e cinco minutos, vamos esquecer os programas, os testes, os aborrecimentos, os ruídos e os deveres e…vamos ler. Em silêncio. Fora e dentro de nós. A ver o que acontece.

Linda-a-Velha, 15.10.09

Pl’a Direcção, equipas aler+ e Biblioteca/CRE

Carlos Guerreiro

CONVITE
   

ENTREGA DE PRÉMIOS

Ao longo do mês de Setembro, as professoras responsáveis pelo projecto aLer+ visitaram  aulas de Português, para entregar os prémios do Concurso Literário aLer+  2008/2009, atribuídos no final do passado ano. Parabéns aos escolhidos pelo júri:

1º escalão

  •  texto criativo

1º prémio - Inês Delgado, actual 9º C

2º prémio - Filipa Mata, actual 9º C

  • texto crítico

1º prémio - Beatriz Quintiliano, actual 8º D

 2º escalão

  • texto criativo

1º prémio - João d'Eça, actual 11º F

2º prémio ex aequo  - André Vieira, actual 11º C

                                                            - Mariana Duarte, actual 11º C

  • texto crítico

1º prémio - Margarida Tenreiro, actual 11º A

 

 

1º prémio - texto criativo - João d'Eça

1º prémio - texto crítico - Beatriz Quintiliano, actual 8º D

 

1º prémio - texto crítico -  Margarida Tenreiro, actual 11º A

2º prémio ex aequo - texto criativo -  André Vieira e Mariana Duarte, actual 11º C

 

 - texto criativo 1º prémio - Inês Delgado, actual 9º C

2º prémio - Filipa Mata, actual 9º C