A Escola Secundária Professor José Augusto Lucas integra desde 2008 o projecto ESCXEL do qual fazem parte 35/36 escolas de vários concelhos do país como Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé e Oeiras, tendo este último uma representação de 50% das escolas da rede. O protocolo foi assinado entre a Rede de Escolas de Excelência, a Câmara Municipal de Oeiras (que assumiu os custos do projecto) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com o CESNOVA (equipa representada por David Justino e Rui Santos, no dia 23 de setembro de 2008.
A ESPJAL faz-se representar neste projeto pelo diretor Carlos Guerreiro, pela adjunta da direção Ana Páscoa e pela mediadora Saudade Ribeiro.
Os objectivos do projecto são, entre outros, promover um ensino de excelência, promover o sucesso no ensino, monitorizar e divulgar boas práticas educativas, prevenir o abandono escolar (ver site).
Nestes quatro anos a nossa escola tem participado em reuniões de coordenação, seminários, workshops e levantamento de dados que têm sido fornecidos à CESNOVA e que visam obter uma tipificação dos universos dos nossos alunos - família, escola e concelho (conforme o Diagnóstico Social e Educativo, relatório preliminar de Junho de 2008).
 
   

Resultados 2015

 
  Resultados 2014  

Resultados 2013

Relatório dos exames nacionais de todo o agrupamento, de 2007 a 2012, enviado pelo CESNOVA, no âmbito do projeto das escolas da REDE ESCXEL. Este relatório faz uma análise exaustiva desde o 1º ciclo até ao secundário, englobando todos os agrupamentos/escolas, dos cinco concelhos envolvidos e inseridos no projeto. (descarregar o ficheiro)

 
   

DOCUMENTOS-BASE:

SCOREBOARD - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO / 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO, 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO / ENSINO SECUNDÁRIO - CONCELHO DE OEIRAS. RESULTADOS DAS PROVAS NACIONAIS - DE AFERIÇÃO E DE EXAME 2006-2011

 
  Resultados dos exames do 12º ano de escolaridade:

Resultados dos exames do 9º ano de escolaridade:

 

 
  Site Oficial da Rede Escxel - Castelo Branco

Projeto ESCXEL no Facebook