aLer+

Atividades em 2020-2021

   
Biblioteca

 
2019-2020
2018-2019
2017-2018
2016-2017
2015-2016
2014-2015
2013-2014
2012-2013
2011-2012
2010-2011
2009-2010
2008-2009
     
   
     

MARINHEIRO, DE QUE LADO ESTÁS?
Uma apresentação de Corto Maltese

 

Corto Maltese é um herói de culto para muitas gerações de leitores de banda desenhada. A riqueza das aventuras e a vastidão das referências culturais que cada álbum contém justificam plenamente a sua divulgação e a motivação para a leitura de Hugo Pratt. Foi o que fez o professor José António Pacheco, em duas sessões, para duas turmas do 12º ano, em articulação com conteúdos da disciplina de História e de Português e com a colaboração das professoras Teresa Gomes e Maria João Lima.

ver +

     

DEBAQI: PROMOÇÃO DO DIÁLOGO SAUDÁVEL NA ESCOLA

 

Criado “com os objectivos de promover a reflexão dos jovens sobre os diálogos online e criar instrumentos que contribuam para a qualidade dos diálogos, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) associou-se ao Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CICANT/ULHT), para o desenvolvimento do projecto ‘Debaqi: Promoção do Diálogo Saudável na Escola’, coordenado pelo investigador Manuel Pita”.
Associamo-nos ao projecto desde o seu início, em 2018-19, e um grupo de alunos do 11º ano participou na primeira sessão deste ano, dedicada ao tema “Infodemia”. O debate decorre numa rede social fechada, monitorizada à distância, sendo inteiramente preservada a confidencialidade, visto que os participantes usam um pseudónimo.
Aguardamos com expectativa as próximas sessões e, com muita curiosidade, a análise final.

a ver +

     

“Leituras Partilhadas”

UM DEUS PASSEANDO NA BRISA DA TARDE

 

A propósito do estudo da civilização romana, e renovando uma experiência bem sucedida em anos anteriores, a professora Adélia Simas voltou a proporcionar aos alunos das turmas 10º F e 10º G a descoberta de UM DEUS PASSEANDO PELA BRISA DA TARDE, o extraordinário e premiadíssimo romance de Mário de Carvalho (Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 1995, Prémio Fernando Namora, Prémio Pégaso de Literatura, EUA, Prémio Literário Giuseppe Acerbi, Itália).
Dado o formato da atividade - cada aluno começa por ler e apresentar um capítulo, sendo a sequencialização da narrativa reconstituída e debatida numa sessão, em que todas as peças do puzzle se encaixam – não dividimos as turmas e a roda habitual alargou-se e espalhou-se pelo espaço da Biblioteca. Feita a apresentação do escritor e do livro, ficou aberto o caminho para a leitura integral.

aver +

     
VIAGENS NO TEMPO, COM O 8º A

Máquinas do tempo, os livros transportaram os alunos do 8º A a épocas distantes, como a d’ O ANO DA PESTE NEGRA, ou relativamente mais próximas, como o século passado, quando MATARAM O REI.

Máquinas do espaço, os computadores e a internet permitiram a aproximação da Biblioteca - onde metade da turma de cada vez apresentava os livros da coleção “Viagens no Tempo”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada - à sala de aula, onde a outra metade assistia, acompanhada pela professora de História.
Comparando com as “Rodas de Livros” habituais, de que tanto gostamos, temíamos que a experiência fosse menos estimulante para quem apresentava e mais exigente, em concentração, para quem assistia, mas permitia que todos participassem em simultâneo na atividade, evitando a concentração no mesmo espaço.

O balanço acabou por ser muito positivo, como revelou a recolha de opiniões feita pela professora Adélia Simas, e de que registamos alguns fragmentos.

  • “… não tinha o hábito de ler e nesta atividade tive que ler um livro de que, por acaso, gostei.”

  • “… é sempre mais giro envolver atividades com a disciplina.”

  • “…eu até gostei da atividade aLer+. Até mesmo aquelas pessoas mais tímidas, como eu, tiveram mais à vontade por a turma estar dividida…”

  • “… foi uma forma diferente e mais descontraída de aprender História.”

  • “Eu gostei de ler o livro e da atividade (…) e acho que agora com esta coisa da pandemia foi bom…”

a ver +

 

RECOMEÇAR

 

O 10º H foi a primeira turma do Secundário a ser este ano recebida na Biblioteca. Por sugestão da professora Fátima Madaleno, as indicações sobre pesquisa de informação foram particularmente direcionadas à disciplina de História da Cultura e das Artes.

Como sempre, a ocasião é aproveitada para algumas sugestões facilitadoras da escolha de um título para o Projeto de Leitura, na disciplina de Português.

 

INÍCIO DE CONVERSA

 

Pela primeira vez desde há muitos anos - quando se substituíram os velhos armários que fechavam os livros atrás das suas portas – as estantes da Biblioteca não andaram num reboliço, remexidas pelas turmas do sétimo e do décimo ano.
Adiamos para quando for possível os jogos de pesquisa que convidam os novos alunos a conhecerem a sua Biblioteca, mas não quisemos deixar de promover alguns primeiros encontros: metade da turma de cada vez, boas-vindas, mesa posta. Foram assim os “Inícios de conversa”, que continuarão no segundo período.

a ver +

   
  a ver +

 

Leitura para os alunos do secundário

Leitura para os alunos do 3º ciclo

OUTUBRO: MÊS DAS BIBLIOTECAS