aLer+

Atividades em 2019-2020

   
Biblioteca

 
2018-2019
2017-2018
2016-2017
2015-2016
2014-2015
2013-2014
2012-2013
2011-2012
2010-2011
2009-2010
2008-2009

Entradas de títulos no ano letivo 2018-2019: 1, 2, 3

     
EXPOSIÇÃO aLer+ (Inauguração) Sem solenidade, mas dando o devido relevo à mostra que a partir de hoje pode ser visitada no Polivalente, fizemos coincidir a sua inauguração com o descerrar da placa distintiva das escolas aLer+, que nos foi oferecida no Encontro Nacional, realizado em Julho do ano passado. O professor Rui Nobre fez as honras, acompanhado por alguns elementos da direção, tendo sido convidados os presidentes das duas listas concorrentes à Associação de Estudantes, em plena campanha.

ver +

EXPOSIÇÃO aLeR+ (montagem) Foram muitas horas de trabalho coletivo para, mostrar à escola as muitas dezenas de variadíssimas atividades realizadas, em torno dos livros, no ano letivo anterior. Ao evidenciá-las, numa grande exposição, a Biblioteca e a equipa do aLeR+ não só dão conta da importância que conferem à leitura literária – colocada no centro da sua ação pedagógica – como assumem, perante a Escola e o Agrupamento, o compromisso de prosseguir este trabalho, sempre com o apoio de toda a comunidade educativa.

ver +

     
DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Assinalado no dia 28 de outubro, o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 2019 foi preenchido com iniciativas diversas, tendo como fio aglutinador a resposta à pergunta “Onde pára a leitura?”.

O 10ºD participou nas actividades promovidas pela RBE na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

ver +

     
O 7º ANO À DESCOBERTA DOS LIVROS

Início do ano, tempo de descoberta. Anualmente, os novos alunos da Escola são convidados a vir descobrir a Biblioteca, a conversar com os professores que a dinamizam e a jogar o À DESCOBERTA DOS LIVROS.

Foram 11 sessões, entre 7 de outubro e 4 de novembro.

ver +

     
PARAR PARA LER

Em todos os espaços de todas as escolas do Agrupamento, 50min dedicados à leitura por prazer.

Todos os anos, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o “Parar para Ler” assinala simbolicamente o envolvimento da direção, dos professores e funcionários do AELAVQ, no grande objetivo de estimular o gosto pela leitura, para tal convocando toda a comunidade educativa.

Desta vez, foi no dia 16 de outubro.

ver +

     
LANÇAMENTO DO NÚMERO 3 DA REVISTA FLUIR

Foi verdadeiramente um momento que fluíu e se fruíu, entre as memórias inesperadas, os poemas que nos acertaram, a intimidade das palavras e a comunicação dos sabores. A todos, muito obrigado.

Aqui ficam os três números já publicados, da FLUIR: https://sistemadelirante.wixsite.com/fluir

 

     
DIA MUNDIAL DA MÚSICA

No dia 1 de outubro, enviámos aos professores de Português uma breve antologia de poemas sobre música, para leituras em voz alta – Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, Vergílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade foram os autores escolhidos.

 

 

Ainda Camilo Pessanha

Violoncelo

Chorai arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas,
Pontes aladas
De pesadelo...
De que esvoaçam,
Brancos, os arcos...
Por baixo passam,
Se despedaçam,
No rio, os barcos.
Fundas, soluçam
Caudais de choro...
Que ruínas, (ouçam)!
Se se debruçam,
Que sorvedouro!...
Trémulos astros,
Solidões lacustres...
_ Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!
Urnas quebradas!
Blocos de gelo...
_ Chorai arcadas,
Despedaçadas,
Do violoncelo.

in, CLEPSIDRA

     
DIA MUNDIAL DO SONHO

De sonhos se falou no dia 25 de Setembro, Dia Mundial do Sonho, em duas sessões com alunos do 10º ano. A voz de Salvador Sobral, o piano de Júlio Resende e o poema “I love my dreams”, de Alexander Search, heterónimo de Fernando Pessoa, reunidos, deram o magnífico ponto de partida para a conversa.

 
     
OS MEUS LIVROS Foi um encontro inesquecível com o autor de O MEU IRMÃO, PÃO DE AÇÚCAR e LEVA-ME CONTIGO, que inaugurou, no dia 24 de Setembro, o nosso sempre renovado encontro com os livros.