aLer+

Atividades em 2017-2018

   
Biblioteca

 
2016-2017
2015-2016
2014-2015
2013-2014
2012-2013
2011-2012
2010-2011
2009-2010
2008-2009
     
     
ENTRANHADA ESTRANHEZA A tradição do debate sobre  O Estrangeiro, de Albert Camus, em aulas de Filosofia  do 11º ano, foi retomada, este ano, com as turmas C,  B e  G, estas duas em conjunto. Tratava-se de, perante o tema «O Sentido da Vida», discutir um romance que nos fala da indiferença, da liberdade, de crenças, preconceitos, crime e morte. A Entranhada Estranheza que intitula as sessões diz respeito, precisamente, ao significado de se ser estranho, estrangeiro, num mundo com o qual não se tem ligação. A conversa fluiu, as ideias divergiram, e convergiram por vezes, na tentativa de compreensão do pessimismo ou do optimismo dos homens em face da vida e da questão do seu sentido.   

ver +

     
ENIGMAS COM LIVROS As turmas do 10º ano estão a ser convidadas a visitar a Biblioteca, e a participar de uma conversa acerca do que precisam de saber para utilizar eficientemente uma Biblioteca, e esta em particular: como se dispõem os livros nas estantes, a quem recorrer no caso de dúvidas, como consultá-los ou requisitá-los, como efectuar pesquisas nos diversos meios disponíveis; a primeira hora desta visita de início de ano passa, inevitavelmente, por uma troca de pontos de vista sobre leituras e livros.
Na segunda parte, e na sequência desse diálogo, propõem-se aos alunos um jogo no qual, agrupados em equipas, devem responder a perguntas que pressupõem encontrar e identificar determinadas passagens de diferentes livros. O entusiasmo e o envolvimento fica bem testemunhado nas fotografias.

10ºA - 10ºB - 10ºC - 10ºE - 10ºF - 10ºG - 10ºD - 11ºB

 

     
PARAR PARA LER A equipa da Biblioteca e do projeto aLer+ vem de novo convidar todo o Agrupamento a participar no PARAR PARA LER, que este ano terá lugar no dia 18 de outubro, 4ª feira, entre as 10h20 e as 11h10

ver +

     
EXPOSIÇÃO “PADRE ANTÓNIO VIEIRA”

 
Patente no corredor da Biblioteca, a exposição “Padre António Vieira” foi já visitada pelas turmas 11º B e 11º C. A iniciar o estudo do “Sermão de Santo António”, em Português, os alunos retiraram informação sobre a vida e a obra do famoso pregador do século XVII, que Pessoa designou como “imperador da língua portuguesa”.
     
     

aLeR+ 2027

Entre o conjunto de escolas aLeR+, as entidades responsáveis – Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Plano Nacional de Leitura (PNL) – identificaram um número limitado de agrupamentos/ escolas não agrupadas, que constitui o grupo base para o arranque da nova fase do projeto, a partir de setembro de 2017, que recebeu a designação aLer+2027.

Com enorme contentamento, anunciamos que a Escola Secundária Professor José Augusto Lucas foi selecionada para integrar este grupo, que irá dar continuidade e renovar a sua atividade de promoção do gosto pela leitura.  

De acordo com o documento recebido, “para a seleção e validação deste grupo foram considerados diversos elementos:

1) Consulta aos Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares (CIBE) sobre as escolas e agrupamentos integrados no projeto, detentores de uma cultura de leitura promotora do gosto, das competências e dos hábitos de leitura.

2) Recolha de informações derivadas do conhecimento dos projetos pelos técnicos do PNL/RBE, a partir dos relatórios, materiais e visitas de acompanhamento realizados.

3) Cruzamento com outros projetos, candidaturas e iniciativas no âmbito da leitura.

4) Experiência e continuidade dos projetos.

5) Amostragem de diversidade de práticas e experiências de leitura.

6) Progressão consistente dos projetos.

7) Projeção nas escolas, comunidades locais e outros contextos.

8) Solidez das condições organizacionais, humanas e materiais oferecidas.”