aLer+

Atividades em 2013-2014

Visite também A PÁGINAS TANTAS,

a página de Actividades da Biblioteca e a coluna ao lado

 

 
2012-2013
2011-2012
2010-2011
2009-2010
2008-2009
PEDRO LIND REGRESSA À SUA CASA O auditório estava literalmente a abarrotar, com as quatro turmas de Ciências do 11º ano. A pedido dos professores de Filosofia, e a propósito do estudo do conhecimento científico, Pedro Lind, Físico e Orientador de Doutoramentos em Física, inventou, generosamente, tempo de que não dispõe, para poder, uma vez mais, regressar à sua antiga Escola.
Numa comunicação de enorme clareza, tornando os temas mais arrevesados problemas acessíveis a todos, falou com a assistência acerca do que distingue a ciência de outras actvidades humanas - ele que, da música à literatura ou à própria filosofia, por tantas se interessa -, sobre a verdade ou simplesmente a objectividade, ou sobre a objectividade possível, sobre o erro, sobre os paradigmas e o que leva a que estes mudem.
De cada vez que o Pedro Lind retorna, temos, paradoxalmente, a consciência do que de único existe em cada um desses momentos.
Ver +
       
NA ROTA DO 25 DE ABRIL O convite foi da Associação 25 de Abril e chegou-nos através da Dra. Marília Afonso, que vários anos nos acompanhou, enquanto elemento do Gabinete da Rede das Bibliotecas Escolares. A iniciativa, que acolhemos com todo o entusiasmo, logo partilhado pelas professoras Ana Gonçalves e Irene Fonseca, consistia em percorrer os locais do 25 de Abril em Lisboa, na companhia dos históricos oficiais do MFA - Sousa e Castro, Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes. A encerrar, um encontro com o coronel Vasco Lourenço, na sede da Associação.
Desta vez foram os alunos do 12º ano de Humanidades que tiveram oportunidade de comemorar a Revolução de uma forma inesquecível.
Reconhecidos, esperamos por mais.
Ver +
       

CONCURSO “AS LISBOAS DE PESSOA”

  
 Entre o último dia de aulas do 2º período e o início do 3º, mais exatamente aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, foram entregues os prémios aos alunos vencedores do Concurso de Fotografia “As Lisboas de Pessoa”.
De acordo com o Regulamento, os concorrentes do 1º escalão podiam inspirar-se no poema de Álvaro de Campos “Acordar da cidade de Lisboa, mais tarde do que as outras” e os do 2º escalão no poema “Lisbon Revisited (1926)”, do mesmo heterónimo pessoano.
O júri atribuiu uma menção honrosa no 3º ciclo, entregue pela professora de Português Paula Varela, e, no Secundário, dois terceiros prémios ex-aequo, um segundo prémio e um primeiro prémio, entregues, respetivamente, pelos professores Maria João Cortegaça, professora de Oficina de Artes, Ana Páscoa, em representação do júri, e Carlos Guerreiro, diretor do Agrupamento.
Todos os trabalhos concorrentes se encontram expostos no corredor da Biblioteca.

 

Ver + fotos

Ler os poemas 

     
DO ANO MILAGROSO DE EINSTEIN À CRISE FINANCEIRA ACTUAL
100 ANOS DE FÍSICA (INFELIZMENTE) MODERNA
Conferência por Pedro Lind
 Se procurarmos no LINKEDIN o perfil de Pedro G. Lind, encontramos:
Investigador na Universidade de Lisboa; Pós doutorado pela Universidade de Estugarda.
Formação académica: Universidade de Lisboa; Escola Secundária de Linda-a-Velha.

A carinhosa referência à escola onde teve a primeira aula de Física condiz inteiramente com o entusiasmo tão contagiante, a marcar as sessões que Pedro Lind nos tem oferecido. A última foi no dia 20 de março, num auditório cheio de alunos, sobretudo do 12º ano de Ciências, e de professores (de Física, claro, incluindo Graça Nunes, a sua antiga professora, mas também de Biologia, Português, História, Filosofia…), que assistiram à surpreendente intersecção da Física com outras áreas do conhecimento, como a Economia e as Finanças.
MUITO BOM!
 Ver +
       
FERNANDO PESSOA & CIA "O DIA TRIUNFAL" - RECITAL DE POESIA
Partindo da carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro,
a heteronímia pessoana foi recriada por cada um dos intérpretes, seres comuns que se confundiam com o público.
Porque o "drama em gente” é o drama
de todos nós, ainda que
de cada um à sua maneira.
Ver +

Ver programa

 

       
  “FILME DO DESASSOSSEGO”
apresentado por João Botelho

Com o CLUBE DE CINEMA, para comemorar
os 100 anos do "DIA TRIUNFAL"vimos o filme e
ouvimos o realizador falar da sua espantosa
leitura do LIVRO DO DESASSOSSEGO, obra do
semi-heterónimo Bernardo Soares.
Ver +
       
  CONFERÊNCIA com a PROFESSORA TERESA RITA LOPES


Um encontro vivo, intenso e memorável
como são todos os que acontecem
com a Professora Teresa Rita Lopes,
que parece sempre conduzir-nos à intimidade do Poeta.

 

 Ver +
       
 

"Criar Pessoas"

Oficina de Artes com o artista plástico Rinoceronte.
O criador de um sem número de originalíssimas esculturas de Fernando Pessoa (& COMPANHIA), já espalhadas por esse mundo fora,
veio trabalhar
com o 12º G.

Os resultados são surpreendentes e muito divertidos.

Já podem ser vistos.

 

 
       
     
 

 
 
CONCURSO DE FOTOGRAFIA Ver o Regulamento
       
AINDA MAIS VINÍCIUS   Ver +
       
GRÉCIA   Ver +
 

 

 
MENINO COMO EU   Ver +
       
UM DEUS PASSEANDO NA BRISA DA TARDE O 10ºE esteve na Biblioteca, onde os alunos apresentaram capítulos do romance Um Deus Passeando na Brisa da Tarde, de Mário de Carvalho.

1ª Sessão - Ver +

2ª Sessão - Ver +

 

       
LER E ESCREVER COM MIA COUTO MIA COUTO 30 ANOS DE VIDA LITERÁRIA
EXPOSIÇÃO NA FACULDADE DE LETRAS

A nossa Escola também participou na Exposição patente na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Clássica, com trabalhos realizados no âmbito do projeto 3DDD, que em 2013 teve como tema “Cores d’África”.
 

Ver +

     
OFICINAS DE ESCRITA

 Enquanto o Tomás Barra (7º), a Rita Ramos (9º),
a Beatriz Teixeira e a Inês Telo, a Inês Rodrigues e o Guilherme Tavares, o Nuno Galhofo e a Constança Miranda (todos do 11º ano), preparavam as apresentações de contos e romances de Mia Couto - respetivamente MAR ME QUER, “Enterro Televisivo”, A VARANDA DO FRANGIPANI, UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA,
A CONFISSÃO DA LEOA, -
algumas turmas do 8º e do 10 ano participaram em
Oficinas de Escrita, das quais foram selecionados os textos a ler pelos autores, na comemoração dos 30 anos de Vida Literária de Mia Couto.
 

Os textos podem ler-se AQUI
 


FOTOS OFICINAS

     
COLÓQUIO NA FACULDADE DE LETRAS

Os nossos alunos foram fantásticos, na apresentação dos livros e na leitura dos seus textos pessoais!
Discretos, eloquentes, simpáticos...
Mia Couto disse que "queria vir para a nossa Escola”! Que eles tinham feito o que qualquer escritor quer que os seus leitores façam, “apropriar-se dos livros”, explicar o que eles (lhes) dizem, sobre o que (lhes) falam...
Também cumprimentou as professoras, cuja orientação adivinhava.
Já em conversa no final, prometeu que nos visitaria.
Visivelmente, toda a assistência apreciou esta sessão, mas, temos a certeza, para ninguém foi tão extraordinária como para os alunos que a protagonizaram. Ficámos todos tão orgulhosos!

Ver +

Ver +

     
"OS MEUS LIVROS" COM JOÃO TORDO

O escritor João Tordo foi convidado pela Bibiloteca/aLer+ para nos falar dos seus livros; veio no dia 2 de dezembro, onde, num auditório repleto de jovens, de professores e de risos, realizou uma comunicação muito surpreendente,
entre o humor mais delirante, a propósito do próprio quotidiano, e a partilha, muito séria, da sua experiência de escritor e de leitor.
Entre os alunos do 10ºA, 11ºA e 11ºB, conquistou futuros leitores da sua obra.

Ver +
     
"O ESTRANGEIRO", DE ALBERT CAMUS Um dos autores a que os alunos do 11º ano são apresentados, no contexto da reflexão sobre o sentido da vida, é Albert Camus; O Estrangeiro é uma obra acerca da vida como absurda - daí a estranheza de que toda a experiencia do protagonista parece imbuída -, e em 3 sessões se reuniram duas a duas, na biblioteca, todas as turmas do 11º ano, para um debate sobre a vida, a indiferença ou o apego, o lugar dos sentimentos, ou a expectativa da existência de Deus, na edificação de um sentido. Ver +
     
PALAVRAS COM MÚSICA NO CLUBE DE CINEMA  
     
LANÇAMENTO DO LIVRO "SEREIS COMO DEUSES"   Ver +
     
PARAR PARA LER  

 

 

 

Ver +
     
À DESCOBERTA DOS LIVROS

 

Atividade obrigatória no começo de cada ano, a sessão de boas-vindas aos alunos novos, na Biblioteca da ESPJAL, é sempre muito, muito animada.
Mais uma vez, as turmas do 7º ano, e também uma de 10º, andaram À DESCOBERTA DOS LIVROS.
 

7ºA - 7ºB - 7ºC - 7ºD - 7ºE - 7ºF - 7ºG - 7ºH

Vencedores

     
PEQUENO-ALMOÇO COM DESCARTES A partilha de uma refeição sempre foi, nas mais diversas tradições, uma experiencia de comunicação. Veja-se por exemplo, em filosofia, o papel central de uma obra como O Banquete, de Platão, para se entender como reunirmo-nos para comer em conjunto pode ser um ato de discussão e reflexão sobre qualquer tema. A partir desta ideia, e com base num dos capítulos da obra "Pequeno-almoço com Sócrates", a introdução no estudo de Descartes foi feita, nas turmas do 11º ano, através de um surpreendente pequeno-almoço, na Biblioteca. Cada turma foi convidada à partilha da refeição como um pretexto para uma conversa sobre Descartes e a dúvida metódica. Ver +
     
PEDRO LIND  

 

 

 

 

Ver +
     
EXPOSIÇÃO aLER+

 

 

 

Ver +