2001 Odisseia da Bicharada

concepção de criaturas metamorfoseadas

 

   

 

     
 

 

O projecto 2001 - Odisseia da Bicharada desenvolveu-se ao longo do ano lectivo de 2000-2001 e foi uma experiência partilhada entre diferentes turmas, dois níveis de escolaridade (três turmas do 8º ano e uma turma do 12º ano) e seis professores. A experiência foi iniciada durante a fase inicial da implementação da flexibilidade do currículo no 3º ciclo do ensino básico e nasceu graças à motivação existente entre os professores.

Com esta experiência pretendeu-se igualmente animar o espaço-escola com a integração de elementos plásticos tridimensionais, totalmente produzidos pelos alunos.

A ideia, de geração quase espontânea, obteve de imediato a anuência de um grupo de professores de diversas aéreas, disciplinas e níveis de ensino e colheu, de imediato, o interesse dos alunos. O processo foi iniciado com a primeira actividade nas Área de Projecto e de Educação Visual e Tecnológica, nas turmas do 8º ano; ao longo do ano, integraram o projecto outros professores das mesmas turmas que desenvolveram tarefas nas suas disciplinas, tendo o projecto tomado a dimensão almejada pela intervenção da turma do 12º ano, na disciplina de Oficina de Artes.

Desde cedo foi notória a disponibilidade de todos os intervenientes no projecto, mas também da população escolar em geral e em particular do Conselho Directivo, que se disponibilizou para colaborar na cedência de verbas para aquisição de materiais.

O projecto adquiriu posteriormente a forma de texto, tendo aderido a um concurso da Texto Editora que premiava Práticas Pedagógicas Inovadoras. Foi-lhe atribuído uma menção honrosa. Com este projecto global, os professores envolvidos pretenderam não só concorrer ao referido prémio, mas essencialmente contribuir para a divulgação do que consideraram serem boas práticas pedagógicas, no sentido do envolvimento efectivo dos professores e dos alunos.

Professores envolvidos: Ana Cristina Marques Silva, Maria João Cortegaça, Carmelina Rosalez, Olívia Ferreira, Adélia Simas, Cristina Nunes, Adelaide Freire

VER O PROJECTO e a ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO